A criança vai ter memórias afetivas à partir das coisas que ela vive no cotidiano. Elas pouco vão lembrar do que você falou. Já o que você faz ficará registrado por muito tempo.
A criança vai lembrar de como ela se sente na sua presença.
Lembre-se de ser gentil.
Façam refeições juntos, compartilhe com a criança brincadeiras e memórias da sua infância. Ouça com intenção as histórias delas.
Mas principalmente: descubra como dizer que a ama de uma forma que ela entenda que é amada.
E se for preciso use palavras.
❤️
Nosso filho ainda não fala mas eu acredito que ele fica feliz quando o convido para andar de balanço e ele vai ligeiro e eu o embalo alto. Ou quando ele está chateado e o pai oferece o capacete para irem passear de bicicleta. Também quando a vó responde o chamado dele e o convida com voz doce para subir na sua cama.
A infância passa muito rápido, são no máximo 12 anos. Até lá temos muitas memórias afetivas boas para deixar registradas no cérebro dos nossos filhos e todos os dias temos essa oportunidade maravilhosa. Aproveitemos.
É tão importante falar de amor em tempos de tanto ódio. As crianças vão ser expostas às hostilidades ao crescer, mas é indispensável elas encontrarem o afeto nas mães e pais.